domingo, 2 de janeiro de 2011

Gratidão do Povo!


Meu LUSO-AIMORÉ-SOTEROPOLITANIZADO!

Meu akunkelê Sagrado!
Do Meu Exército De Faunos Campanados No Largo Da Calçada!

...para o assalto à praia de Boa Viagem
Tomada do Bogari!

Sentinelado à sombra dos coqueirais do Forte de Mont Serrat
Esperando minha imagem caraíba moderna - Poderosa!

..... Mensageiro de amores distantes,
..... Frente à Procissão dos Navegantes,
..... Trazendo fragata solene
..... Com véus de palmas entrelaçadas
..... (sobras de vegetação nativa)
..... E bandeirolas,
..... Entre guirlandas de flores,
..... Que exalam perfumes de cores exóticas, Florescentes!

Magnífico Entalhe Sobre o Castelo da Proa:
Nosso Senhor Sagrado dos Silvas e das Conceições!

...das Yansãs Suntuosas com seus Terços de Contas Coloridas,

...entoado por marolas de cânticos crucifixos!

...cortejado por bravos guerreiros negros baianos que malemolejam com seus sexos fixos!

...rumo aos enlevos e formosuras da festa profana!

...............
- E é nóis na fita!
No caramachão do caralho da cesta da gávea de uma nau lusitana verde-branca-vermelha;

Com uma das mãos no florete em destaque, Pronto Para o Ataque!

Resgatá-lo, E A Todos!
Da monótona ociosidade provinciana,
Que se banha, se penteia, se alvoroça
À farra!

E paramentaduras de solenes marchas,
Aos olhos benevolentes e cândidos da Baía de Todos os Santos;

Fértil Incubadora da Diversidade de Minhas Múltiplas Espécies!

...para então, levá-lo por todos os mares de águas calorosas e gentis!

............... - III -

“Ah, coisinha linda do papai!"

Me dizia teu Pai - Meu Cactos Em Flor!
(ouvia instruções de convicções irregulares como um penitente voluntário)

- Sacode a Sucata de Tuas Apropriações Alheias!
Elas Não Te Pertencem! Não Te Pertencem!

...e volta à origem régia de tua natividade floral

...àquela mesma predecessora que ainda flutua em recôndidas vias itapagipenses

Minha Oferenda de Virgindade Eterna!

......
Avanço com todo o ímpeto de Capturá-lo! Raptá-lo! Devorá-lo!
...e apreendê-lo!
...degustar em ti, a herança intocada do outro que nos rodeia!

...libertar de tuas entranhas pavimentadas a verdade abundante dos mananciais cristalinos que fluem de ti!

Renascer em Ti!
(após tudo aquilo que contra mim depuseram)

...para o NÃO ENTENDIMENTO!
O Desonroso Plano da Solidão!

O Hediondo Aterro Sob o Exílio da Loucura e da Escuridão!

...e me estender enfunado, a barlavento!
Venturoso, dentro do outro, antropofágico
Que se deleita ao me consumir!

Despertado de todo o sono!
Toda inércia!
Toda ausência ancestral e seus medos hesitados!

...a carne consumada ao final da rota!

...calmaria sobre abismos glaciais!

Onde ainda ardendo em chamas
Nossos corpos revisitados por mil amantes
Arrebatados de todos os males
Se Tornarão A Luz no Velador do Mundo!

Iluminando Veredas!
Clarificado Rumos!

- E QUE BONS VENTOS NOS LEVE!
...a vida é breve meu filho

Ao Santuário do Eterno Gozo Gloriabundo!

Nenhum comentário: