sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sarau RAP: Compondo a História

Eu estive conversando com Sérgio Vaz nos “entretextos” do Sarau do Rap que aconteceu ontem – na sede do Ação Educativa, Espaço de Cultura e Mobilização Social - Consolação.

Lembrava que a vida toda nos foi ensinado como falar, o que falar, quando falar...

...e aprendemos a internalizar a voz e, conseqüentemente, nossos sentimentos, que impossibilitados de serem expressos à luz dos acontecimentos vividos - foram soterrados.

“não grite”; “não diga isso”; “não fale assim”; “cale a boca”...

...e fomos gradualmente silenciando nossas reflexões e modelando nossas expressões ao gosto de uma "cena" dominante.

Então vc chega no Sarau do RAP, que transporta ao centro a moçada jovem da periferia – excluída de seus dizeres, a pecha de “mal-dizeres”, “linguagem inadequada”, “palavriado”, “gíria”...

E ouve o Dub_Bod com seu longa metragem de palavras reinventando a celebração dos nomes; Ana Paula reproduzindo ironicamente o discurso do moderno trabalho escravo; a força do Michel; do Sidnei, uma rocha contra as discriminações; William...

...e tantos outros – focados no caminho - que reverei logo adiante, em progresso.

É um novo tempo, o começo de um movimento literário que monta suas bases e, aos poucos, redescobre sua oralidade autêntica, forjada a ferro e fogo na contracorrente do estabelecido.

Hoje: oradores, filósofos, leitores, pesquisadores da arqueologia de sítios humanos devastados e abandonados; amanhã - dado a reunião das conversas, do exercício da cidadania - escritores, legisladores, executivos de um mundo melhor compartilhado.

...logo mais, às 21hs, Sarau Sopa de Letrinha; no sábado, Sarau Poesia na Brasa - em Brasilândia.

Sarau Poesia na Brasa, às 20h.
Rua Parapuã, 1692
11 3922-8593

Ação Educativa
http://www.acaoeducativa.org/

Um comentário:

r.c. disse...

Fala, Ruy.
Bom trombar contigo e teus poemas nestas andanças literárias.
Eles não querem ver
mas estamos aqui.
r.c.