segunda-feira, 5 de julho de 2010

Morre aos 72 anos o poeta Roberto Piva, grande nome da poesia marginal

Nicole Cristófago, Roberto Piva e Rui Mascarenhas.
A gente se vê por aí!

Por Paulo Ernesto Aranha Rodrigues, em 04/07/2010:

Um maiores nomes da poesia marginal brasileira, o poeta Roberto Piva morreu em São Paulo, no sábado, aos 72 anos. O escritor sofria de Mal de Parkinson e estava internado desde o dia 13 de maio no Instituto do Coração por conta de uma insuficiência renal, que evoluiu para uma falência múltipla de órgãos. De acordo com o, Piva foi cremado na manhã deste domingo no Crematório de Vila Alpina.

Leia o poema "Praça da República dos meus sonhos", de Roberto Piva

Veja trecho de programa com Roberto Piva, exibido na TV Cultura

Nascido em São Paulo no dia 25 de setembro de 1937, Roberto Piva foi um poeta ligado aos marginais dos anos 60, tendo sido influenciado pelos autores da geração beat americana. Ele foi revelado na coletâneas "Antologia dos Novíssimos", de Massao Ohno, publicado em 1961, e "26 poetas hoje", de Heloisa Buarque de Holanda.

Piva foi professor na rede de ensino público, produtor de shows de rock e é um dos três únicos poetas brasileiros a ser citado no Dicionário Geral do Surrealismo publicado na França.

Em 2005, toda sua obra foi republicada pela editora Globo em três volumes - "Um estrangeiro na legião", "Mala na mão e asas pretas" e "Estranhos sinais de saturno". Seu primeiro livro, "Paranóia", publicado originalmente 1963, foi reeditado em 2009 pelo Instituto Moreira Salles.

Nenhum comentário: