quinta-feira, 11 de março de 2010

15/03 - V de Verso


Performances Poéticas e Oficinas no SESC Consolação

Recital Poético, Performático e Musical com Chacal, Fábio Malavoglia, Fabiano Calixto, Ademir Assunção, Bárbara Malavoglia, Marcelo Montenegro, Pedro Vicente, Rui Mascarenhas, Fernanda D’umbra, e Roberta Estrela D’alva abrem o projeto no dia 15 de março.

********************************

nesse perde e ganha da vida, nessa roda que não para de rodar, vamos lá.

transfigurar tudo mundo, fazer o tempo parar.
vocês tem até dez minutos pra isso. no mínimo cinco.
e vamos lá cantar essa vida que ela anda precisando.
quem quiser passar alguma coisa, a partir das 16 hs,
estaremos lá no salão de convivência do sesc.

saudações siderais
chacal

********************************

V DE VERSO
V de Vida
de Vertigem
V de Viagem

V de Vem cá
de Vamunessa
V de Vambora

V de Voz
O de Olhar
R de Errar

http://chacalog.zip.net/
http://cep.zip.net/
021 9363 8070
011 9812 8267

...e mais:
Uma observação do poeta, compositor e produtor cultural carioca Chacal deu origem ao projeto que o SESC Consolação realiza a partir de abril: “os jovens poetas, em geral, escrevem bem ou interpretam bem seus poemas. Difícil é juntarem as duas coisas”. É esta, justamente, a idéia da oficina V de Verso - investir na expressão e performance poética, utilizando eventualmente, outras linguagens que apóiem o texto falado.

À frente das oficinas estão: o poeta, compositor e produtor cultural Chacal, autor de 14 livros, que há 20 anos dirige no Rio de Janeiro o evento multimídia CEP 20 000; o poeta, locutor, jornalista e produtor cultural Fabio Malavoglia, curador e diretor das Pílulas Poéticas da TV SESC; e o poeta, professor de literatura, crítico e tradutor Fabiano Calixto.

V de Verso terá três módulos mensais: o Errar, o Olhar e a Voz.

Ao final de cada um desses módulos, os participantes, ao lado de convidados, vão por em prática o que foi pesquisado na oficina, num Recital Poético, Performático e Musical. O diferencial de V de Verso, portanto, é a apresentação ao vivo dos poemas, nos recitais que vão ocorrer no espaço do SESC Consolação.

Devido à quantidade limitada de vagas, V de Verso vai ser dividida em duas turmas (com 30 alunos cada): Aproximações Poéticas (voltada à apresentação geral do panorama da poesia, a cargo de Fabiano Calixto) e Performances Poéticas (focada na apresentação poética, com Chacal e Fabio Malavoglia).

Programa das Oficinas
Inf: Tel: 3234-3000

Abril
o Errar: o incorrer em erro e a errância, a “contribuição milionária de todos os erros” (Oswald de Andrade), as peregrinações literárias (Mário de Andrade, Whitman), o “estar a caminho” (poetas zen, beats), a liberdade necessária para criar.

Maio
o Olhar: a poesia, “máquina de como ver” (João Cabral), a fanopéia, dança das imagens no poema (Pound), os “poemas kodak” (Oswald).

Junho
a Voz: o DNA da poesia na oralidade, dos aedos e bardos aos poetas de cordel e ao rap, a função e o impacto da palavra falada, os radiopoemas, poesia e TV.

Serviço:
V de Verso - Recital Poético, Performático e Musical
Dia 15 de Março, segunda, às 19h30.
Grátis

Onde?
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000

Nenhum comentário: