sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fundação Casa - Literatura e Poesia!

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31/07/2009
PraLer chega à Paulista e faz jovens mergulharem nos livros
Por Assessoria de Imprensa

Conhecer outros países, outras culturas, saber como o organismo funciona, quais os princípios do Direito, da Política, como se escreve uma palavra e o que ela significa, se emocionar com um final feliz. Tudo isso é possível quando se abre um livro. Os adolescentes da Unidade de Internação Paulista sabem muito bem o que esse gesto significa.


Durante as férias de julho, eles ficaram rodeados de centenas de livros da biblioteca da unidade, que eles ajudaram a organizar e aprenderam as delícias de tornarem-se leitores. Como não existe um leitor sem livros, a Organização Social de Cultura Poiesis, em parceria com a unidade, por intermédio da diretora do programa "São Paulo: um estado de leitores", Egle Amato, inseriu os jovens no projeto “PraLer”, coordenado por Rui Mascarenhas.

A Organização Poeisis Social de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado, ministra casas de cultura do estado de São Paulo, como a Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Casa Guilherme de Almeida, além de coordenar o programa Spel.
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O órgão auxiliou a unidade na organização do Espaço do Leitor e tornou o que antes era um espaço com livros dispersos em um lugar onde adolescentes e funcionários poderão encontrar qualquer livro com facilidade.

Agora, os livros têm classificação e lugar certo no espaço. Há desde livros de contos e romances a outros sobre Sociologia, Arte e Cultura. Tudo para que não faltem opções a jovens, e também funcionários, na hora de escolher uma publicação. Também há livros sobre Filosofia, Psicologia, Política, Direito, Linguística, além de biografias e outros tantos sobre diferentes assuntos.
E como não existiriam livros sem leitores, além do espaço organizado, a Poiesis ministrou, sob a coordenação de Karen Kipins, com as professoras Lívia Barros e Loreta Russo, oficina que incentivou os jovens da unidade não só à leitura, mas também o gosto pela escrita. A oficina de escrita foi dada a 24 adolescentes nos dias 14, 16, 21 e 23 deste mês.
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Na oficina, os adolescentes foram incentivados a colocar no papel o que sentiam naquele momento e segundo o setor pedagógico da unidade, essa atividade, além da organização de um espaço dedicado à leitura, despertou nos adolescentes não só a curiosidade de entrar no mundo literário, mas permanecer nele.
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