sábado, 20 de novembro de 2010

27/11 - CULT Hebraica

27/11 - Sábado - 17h
CULT Hebraica

Poesia e vampiros invadem o clube A Hebraica
Primeira Semana Literária CULT Hebraica

O Clube A Hebraica, cuja área cultural é conhecida dos paulistanos pelo Festival de Cinema Judaica, durante 12 anos organizou a sua tradicional Feira do Livro ao lado de parceiros como a Livraria Cultura e a Livraria da Vila.

Buscando inovar no seu evento literário anual, o Clube resolveu incorporar novas mídias e receber variados tipos de artistas. “Queríamos trazer para o público autores vivos que escrevem literatura sobre a vida contemporânea, o livro que está no cinema ou na internet e, acima de tudo, os temas literários que mobilizam as multidões. Se o público quer ler sobre vampiros, vamos oferecer o que há de melhor na literatura mundial sobre o tema” diz o diretor Mauro Nahassi.

Assim nasceu a primeira Semana Literária CULT Hebraica, Cultura para os Cinco Sentidos. Durante cinco dias, haverá debates, performances, filmes e gastronomia inspirados em literatura fantástica, que tateia a fronteira entre a realidade e a fantasia.

O evento culmina com o I Sarau Fantástico da Hebraica, com curadoria de Deborah Goldemberg, que reunirá seis autores contemporâneos Rui Mascarenhas, Ana Rusche, Roberto Amado, Raquel Naveira, Analu Andrigueti, Victor Meira e Caco Pontes e contará com “palco aberto” para os poetas-amadores mais audazes que quiserem soltar o seu verbo e ler o seu texto:

“A literatura brasileira tende ao realismo, mas nosso imaginário vive populado por seres fantásticos como sacis e lobisomens, vampiros e super-heróis, além de haver uma mitologia judaica repleta de seres demoníacos e super-mulheres. Será um belo encontro entre a tradição e o que há de mais atual!”, afirma a escritora Deborah Goldemberg.

Em seguida, haverá o coquetel de comemoração do lançamento do livro Caninos – Antologia do Vampiro Literário com participação da Liz Vamp e o Zé do Caixão. O vampiro literário vai muito além da literatura de terror e consagrou-se ao passar pelas mãos de autores como Dom Calmet, Goethe, Coleridge, Lord Byron, Hoffmann, Gógol, Baudelaire, Bram Stoker e muitos outros notórios escritores da cultura universal. O livro é uma edição da Berlendis & Vertecchia Editores. As traduções seguem a linha de qualidade dos textos escolhidos e foram encomendadas para profissionais de excelência, como o poeta Ferreira Gullar, Leonardo Fróes, Ivo Barroso, Erick Ramalho (Prêmio Fundação Biblioteca Nacional – Melhor tradução de Poesia de 2009) e outros. Todas as traduções são inéditas e vertidas diretamente dos idiomas originais.

Quando: 27/11 - Sáb - 17h
Evento: I Sarau Fantástico de A Hebraica
Click no Endereço: A Hebraica, Rua Hungria, 1000
Contato: Tea Zylberman (Dept. Cultural)
Tel: 11 38188812

Curadoria:
Deborah Kietzmann Goldemberg
Skype: deborah.icamiaba

O evento é gratuito e aberto a sócios e não-sócios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu, Rui! Até breve! bjs. D