segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sarau do Metrô Santa Cecília

.
25.08 – terça – 18h
Sarau do Metrô Santa Cecília

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realizará, de Agosto a Dezembro, saraus mensais no Espaço Cultural da Estação Santa Cecília do Metrô.

A cada mês, os poetas Frederico Barbosa e Rui Mascarenhas apresentarão um sarau aberto ao público, sempre homenageando um “Ponto de Poesia” e seus representantes. Nesses “Pontos”, espalhados por toda grande São Paulo, ocorrem intensos encontros literários organizados pela própria comunidade. Pontos esses mapeados, ao longo de três meses, pela POIESIS (Organização Social de Cultura), que também administra a Casa das Rosas, o Museu da Língua Portuguesa, a Casa Guilherme de Almeida e o SPEL (São Paulo, um Estado de Leitores).

O primeiro evento acontece agora, próxima terça, e homenageia o Sarau da Cooperifa, que acontece toda quarta-feira, no Jd. São Luís, zona sul de São Paulo, tendo, à frente, o hiper-ativo-cultural Poeta Sérgio Vaz.

PROGRAMAÇÃO
sempre na última terça-feira do mês, às 18 horas.
25/08 - Sérgio Vaz – Sarau da Cooperifa – Jd. São Luís
29/09 - Robson Padial – Sarau do Binho - Campo Limpo
27/10 - Sacolinha – Sarau do Pavio e Literatura, Fogueira e Pipoca - Suzano
24/11 - Vagner Sampaio – Sarau Poesia na Brasa.

Serviço:
25.08 – terça – 18h
Sarau do Metrô Santa Cecília
Acontece sempre na última terça-feira do mês, às 18 horas.
Local: Espaço Cultural do Metrô Santa Cecília
Metrô Santa Cecília – Pça Mal. Deodoro
Próximo às catracas.

25.08.09 - Sérgio Vaz – Sarau da Cooperifa – Jd. São Luís
Sergio Vaz: Poeta, agitador cultural e criador da Cooperifa, fundada em 2000 com o objetivo de envolver artistas da periferia em atividades como exposições de fotografia e performances teatrais em lugares que, segundo ele, são os verdadeiros centros culturais da periferia: As praças, os bares e galpões. Ao final de 2002, inicia com os Saraus da Cooperifa numa fábrica abandonada em Taboão da Serra, município de São Paulo; hoje, acontecem no bar de José Cláudio Rosa (o Zé Batidão), em Piraporinha, que reúne, todas as quartas feiras, uma multidão em torno da poesia. Autor dos livros Colecionador de pedras (Global editora) e Cooperifa, antropofagia periféria (Ed. Aeroplano); escreve no Blog Colecionador de pedras.

Sérgio fundou a Cooperifa em 2000, com o objetivo de envolver artistas da periferia em atividades como exposições de fotografia e performances teatrais em lugares que, segundo ele, são os verdadeiros centros culturais da periferia, como praças, bares e galpões. Ao final de 2002, começaram os saraus da Cooperifa, numa fábrica abandonada em Taboão da Serra, município de São Paulo; hoje, acontecem no bar de José Cláudio Rosa (o Zé Batidão), em Piraporinha."A Cooperifa é um dos fenômenos culturais mais importantes desses anos 00. Achamos importante registrar como surgiram esses encontros, de onde vem esse poeta revolucionário - que em pleno século XXI refaz não apenas o caminho antropofágico da poesia modernista e sua Semana de Arte Moderna, mas sobretudo recria agora, dono de sua voz, o grande quilombo da poesia paulista", afirma Buarque de Hollanda, curadora da coleção Tramas Urbanas, que dá voz a diversas manifestações artísticas e intelectuais das periferias brasileiras.

29.09.09 - Robson Padial – Sarau do Binho - Campo Limpo.
O ponto de leitura Bar do Binho existe desde 1997 promovendo encontros eventuais ligados à literatura que tem como objetivo a inclusão de crianças, jovens e adultos a iniciação e a prática ao ato da leitura e da composição de textos. Em março de 1999, Robison Padial lança o seu primeiro livro “Postesia” e passa a reunir poetas e declamadores da comunidade, Campo Limpo, região sul de São Paulo, em um evento que se repete toda segunda feira reunindo cerca de cem pessoas e que ficou conhecido como Sarau do Binho.

27.10.09 - Sacolinha – Sarau do Pavio e Literatura, Fogueira e Pipoca - Suzano
Ademiro Alves (Sacolinha) tem 25 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. É escritor, autor do romance “Graduado em Marginalidade” (2005) e do livro de contos “85 Letras e um Disparo” (2007) em sua 2ª edição pela Global editora. Atualmente trabalha como Coordenador Literário da Prefeitura de Suzano e administra o Centro Cultural Boa Vista, em Suzano, onde acontecem dois Saraus mensais: O Sarau do Pavio e o Sarau Literatura, Fogueira e Pipoca.

24.11.09 - Vagner Sampaio – Sarau Poesia na Brasa - Brasilândia.
Vagner Sampaio de Souza, poeta, percussionista, estudante de Ciências Sociais e educador social desde 2005. Em 2005 e 2006 foi oficineiro do “Projeto Entorno”, projeto de percussão com crianças na periferia da cidade de Londrina. Em 2007 em São Paulo dá início aos trabalhos como educador no Cursinho Popular Educafro, onde trabalhou até o final de 2008. No segundo semestre de 2008 atua como Co-fundador do Coletivo Cultural Poesia na Brasa e atualmente é um dos organizadores do Sarau Poesia na Brasa. Em 2009 foi contemplado, junto com o Coletivo Poesia na Brasa, pelo Programa Vai, com o projeto “Literatura, Reflexão, Expressão e Transformação”, projeto que desenvolve oficinas de construção literária no bairro de Vila Brasilândia e propõe a publicação de cinco livros, entre eles uma antologia do Sarau Poesia na Brasa.

Coordenação do projeto:
Rui Mascarenhas
Pontos de Poesia
Programa "São Paulo: Um Estado de Leitores"
POIESIS - Organização Social de Cultura
11 3331-5549 9225-2580
.

Nenhum comentário: