terça-feira, 7 de abril de 2009

Diário Oficial - PraLer no Centro

Diário Oficial de 7 de abril de 2009


.
"A POIESIS, através da ação do programa SPEL - São Paulo um Estado de Leitores", junto com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), realizou o projeto PraLer no Centro.


.
O evento, que busca aproximar os jovens da periferia de importantes centros culturais da capital, reuniu 40 adolescentes da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Enzo Antonio Silvestrin, do bairro Parada de Taipas. O objetivo do PraLer no Centro é levar alunos da rede pública estadual e de entidades de apoio à educação para visitar três locais: Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca.
.

.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Programa São Paulo: um Estado de Leitores e a Organização Poiesis, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Para o coordenador do projeto, Rui Mascarenhas, as visitas pretendem ampliar o conhecimento dos jovens paulistas e incentivar a leitura. “A visita a lugares como os de hoje vai proporcionar interação dos estudantes com essa cultura centralizada, para que possam levar alguma coisa daqui e tocar suas vidas com mais essa experiência maravilhosa”, avalia.
.

.
Hábito prazeroso – O programa do governo estadual foi criado em 2005 com o objetivo de zerar o número de municípios sem bibliotecas. A diretora da iniciativa, Egle Amato, conta que a primeira etapa do programa foi realizada com sucesso, atendendo 84 municípios. “Por meio de parcerias com a iniciativa privada, o Programa São Paulo: um Estado de Leitores cobriu a defasagem. Com o passar do tempo, passamos a revitalizar bibliotecas e contribuir para a formação de profissionais”, afirma.
.

.
Segundo Egle, o projeto PraLer nasceu da necessidade de as pessoas terem a leitura como um hábito prazeroso, não obrigatório. Em outubro de 2008, a ação foi criada em três vertentes: PraLer Ampliando Horizontes da Cidadania, PraLer no Centro e PraLer no Parque. Na parceria com o CIC, a diretora explica que duas vertentes foram aplicadas: as oficinas de produção de texto e blog e as visitas ao centro. “No Ampliando Horizontes levamos a formação para os jovens da periferia. Em contrapartida, percebemos que eles não conhecem os aparelhos do Estado que têm atividades gratuitas. Por isso, no PraLer no Centro levamos esses jovens para conhecer a cidade onde moram e a cultura de que fazem parte”, diz. O PraLer no Centro passará por todos os postos fixos do CIC. A próxima unidade a receber a ação será a de Guarulhos, no dia 28 deste mês.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Link para o Diário Oficial
http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20090408&p=1

Nenhum comentário: