quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sylvio Back, o Iluminado, anuncia aqui!

"Querido poeta, olhaí, tô feliz da vida em poder retomar os contatos com você depois daquela maravilhosa tertúlia erótica em Brasília!" (BIP, Brasília, Antônio Miranda e tantos outros!)

...que maravilha, que honra tão curtas e preenchidas de sentidos estas palavras vindas nada menos do que nosso... Sylvio back, homem de múltiplas ações culturais, eterno!

...Avisa!:

"Pois bem, nesta quinta, dia 04, se por acaso v. tiver um tempinho, apareça na Cinemateca Brasileira, às 19:30h., onde farei o lançamento do roteiro do meu primeiro longa, "Lance Maior" (Editora Imago, RJ) e a exibição de cópia restaurada do filme com debates pós-tudo...
.
Talvez v. tenha tomado conhecimento: mas, "Lance Maior" encerrou semana passada o Festival de Brasília. Foi uma apoteose! Regina Duarte e Irene Stefânia, ao meu lado, ficaram com lágrimas nos olhos."

...Meu Deus! Obrigado por toda essa diversidade que foge ao meu controle!

...e cointinua: "Sala lotadíssima, o público aplaudiu três vezes durante a projeção. Que eu poderia querer mais depois de "apenas" quarenta aninhos..." (Mentira! Tem a idade da Terra!)
.
...diz mais: "Apareça pros abraço e autógrafo, Sylviops. Dê uma espiada nos acepipes atachados e na orelha do livro, adiante, assinada pelo editor da Imago, Eduardo Salomão:
"Geralmente, roteiro vem a lume depois de filmado. Um texto, muitas vezes cifrado com termos da carpintaria da filmagem, mas onde ocorre uma recaptura de seu berço literário, acabando por desvelar (ou esconder!) a transmutação dele para outro código. É quando então nos damos conta de estar lendo e lidando com suportes estéticos absolutamente independentes, melhor, interdependentes. Cinema é visibilidade, literatura, invisibilidade, nas palavras de Sylvio Back, o autor, com Oscar Milton Volpini e Nelson Padrella, deste volume com o argumento/roteiro completo de "Lance Maior" (1968), recheado de alguns inusitados "extras", para usar o jargão do DVD. Inclusive, com um caderno de sensíveis imagens em preto-e-branco clicadas pelo fotógrafo do filme, Hélio Silva, uma homenagem póstuma a um mestre da fotografia de cinema do país. Já é público e notório que a estante de roteiros no Brasil é rarefeita, aliás, na contramão do que ocorre na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, por exemplo. Back, ele próprio, diretor de "Lance Maior", é um campeão de títulos publicados. Entre livretos e livros de curtas e médias-metragens, como de dez longas, sua biblioteca ascende a mais de uma dezena. E a Imago, orgulhosamente, alinha-se entre seus editores, tendo assinado nos dois últimos anos os roteiros de "Aleluia, Gretchen" e de "Lost Zweig" (este, bilíngüe, português/inglês), ambos auspiciosamente recepcionados pelo público e pela mídia. Publicando agora o roteiro de "Lance Maior", longa-metragem rodado em Curitiba (PR) no emblemático 68 e, ao longo dos seus quarenta anos de sobrevida, transformado em filme cult do nosso cinema, estamos conscientes da relevância de disponibilizar aos nossos fiéis leitores mais esta criação da obra de Back, um dos mais premiados cineastas brasileiros." Eduardo Salomão, editor."
.
...tudo foi dito! E me silencio em reflexões!
.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207.
próximo ao Metrô Vila Mariana
(11) 3512-6111 www.cinemateca.gov.br

Nenhum comentário: