terça-feira, 19 de agosto de 2008

16/08/08 - Sarau do Coletivo Griots. Meu Casamento com a Periferia de São Paulo!

...são quase 18 horas; no Bráz, pego o trem sentido Calmon Vianna, devo seguir até a estação Itaim Paulista ou Jd. Romano. Fico atento, situo-me pela janela - entorna-me a beleza lúgubre de suas calçadas inacabadas.

...o meu vagão avança lentamente estremunchando - fruto de um esforço sobrenatural, como se movesse mundos sugando o espírito arrebanhado de seus enlatados passageiros - esgotados nos desentidos da vida na cidade grande – agora sem mais energia para os brinquedos da noite.

Encontrarei meu amor verdadeiro?

...linha 12 - Safira, cerca de 40 km em 50 minutos – estação Jd Romano. Saio em busca da Av Marechal Tito, viro a esquerda entre solidão de muros, depois a direita, ruas às escuras, à direita, jovens às portas, à esquerda, jogo de dominó em família, volto uma quadra, cachorros latem, pedágio de salgadinhos na descida da ladeira, apresso os passos, grupo de seis combinam o uniforme da pelada de domingo - e já não sei se me levo ao local exato.
-
...Sarau do Coletivo Griots (ou contadores de histórias, que de geração em geração, perpetuam suas heranças africanas), tudo muito intenso e especial para mim.
-

...e veio a luz, já às portas do n. 12 da rua Ângelo Stefanini, o sorriso de Tuti (Jeferson Brandão) e sua maravilhosa presente família, o carinho das Anas Paulas - toda atenção do Leandro Quirino – e caldinho de feijão, e sanduiche misto com calor humano...
-Tuti's family
-
...que coração abnegado aquele povo tem como se nada tivesse apagado a herança comunitária e festiva de suas vidas passadas. E me acabei nos versos e ouvir os amigos recentes e outros tantos que já perambulavam arredios no sangue que circula em mim.
-
meus amores: Ana Paula, Leandro Quirino e Jeferson Brandão "Tuti".
-
...obrigado a vcs, do Jardim das Oliveiras, por me reencontrar nu em suas ruas ociosas. Eu tão solene e inacabado; rico e feliz por havê-los tocados nesse dia – e sentido-lhes os sabores também – estes que guardarei sempre comigo, nas profundezas entranhadas de minhas periferias perdidas.
-

2 comentários:

Anônimo disse...

Ruy!!!

Nós, do Coletivo Griots, que agradecemos tão agradável presença!
O laço está firmado e que venham mais poesias!

Abs.
Ana Paula (amiga do Ivan)

........... disse...

Uêpa,
que belo relato!
também estive lá...
tenho sorte! só chego em lugar bom, gente boa, gente necessitando de poesia e música, necessitando de fazê-la e de comê-la com as mãos....
é bom,
quero mais!
ahhh, o Tuti é uma figura linda! haja alegria naquele menino...rs
prazer Rui,
abraço
Dêssa